A Economia Criativa vem se consolidando no Brasil e no Mundo como potencial de desenvolvimento nas visões contemporâneas de trabalho, em que a criatividade, a sustentabilidade e a solidariedade atuam como propulsores do chamado “ganha x ganha”. Para que possamos desenvolver essa agenda, na região da AMAUC – Associação do Municípios do Alto Uruguai Catarinense, é preciso que busquemos estudo e prática nos diversos assuntos que compõem o setor.
A Sabiá Gestão Criativa completa10 anos de atuação dentro das artes e da cultura, e nesse tempo entendemos que é possível estar no interior e trabalhar a partir dele, e por isso propõe a atividade “Projetar: ciclo de formação para a Economia Criativa”, uma série de palestras e oficinas que correrão de Abril a Julho, buscando estimular a apropriação do conhecimento e o fortalecimento dos setores criativos da economia local.
Toda a programação é gratuita e precisa somente que você escolha suas atividades de interesse e faça a inscrição, pois os espaços tem lugares limitados. Depois disso, fique atento aos horários e locais que estão descritos no cronograma abaixo!
PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
____
15/04 (segunda-feira)
Palestra de abertura: “Economia Criativa: Inovação e Sustentabilidade”
com Decio Coutinho (Campo Grande/MS)
às 19h30, no Teatro Municipal Maria Luiza de Matos
(Esta palestra contará com intérprete de Libras)
Decio Coutinho é administrador de empresas e Mestre em Gestão do Patrimônio Cultural (2005, PUC-GO) com ênfase em Antropologia. Pós-graduado em Gestão e Políticas Culturais, pela Universidade de Girona-Espanha. Especialista em “Sociedades Pós-industriais e Organizações Criativas”, realizada em Roma-Itália na S3 Studium, com o sociólogo Domenico de Masi e em “Economia Criativa” na Fundação Barcelona Media, Barcelona/Espanha. Realizador e curador de 05 edições Fórum Internacional de Cidades Criativas. Membro da RBCIH-Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas e da RECRIA – Rede Nacional de Experiências e Turismo Criativo. Autor da metodologia de desenvolvimento territorial “Giros Criativos”. Consultor, instrutor e palestrante nacional e internacional. Colunista de Economia Criativa na Band News FM em Goiás. Membro do conselho da REC Brasil – Rede da Economia Criativa do Brasil.
O palestrante abordará os conteúdos: Economia criativa, conceitos e casos / Inovação em processos e produtos / Economia criativa como estratégia de sustentabilidade e regeneração / Redes e ecossistemas criativos.
____
18/05 (sábado)
Oficina: “Criação de portfólio artístico”
com a Sabiá Gestão Criativa
14h às 18h, na Biblioteca Pública Municipal Júlio da Costa Neves
A oficina será prática, por isso é legal que você tenha em mãos um notebook ou mesmo papel e caneta. Falaremos sobre criação de textos que falem sobre seu próprio trabalho, informações que devem conter no material e dicas de ferramentas que poderão te ajudar a criar um layout de apresentação.
25/05 (sábado)
Oficina: “Organização documental para negócios criativos e participação em editais públicos”
com a Sabiá Gestão Criativa
14h às 18h, na Câmara Municipal de Vereadores de Concórdia
Toda a vez que se pensa em criar projetos direcionados para editais de financiamento é preciso, primeiro, saber se está tudo certo com uma série de documentos que são comumente solicitados nos editais e o que precisa estar em dia para realizar a inscrição. Nesse sentido, o momento será para fazer essa análise e criar uma lista de documentos, avaliar as especificidades de diferentes editais e Leis, além de onde consultar e emitir certidões negativas ou outros documentos.
____
29/05 (quarta-feira)
Palestra: “Pensando em acessibilidade para eventos”
com Talita Gracieli Vieira (TaliLibras – São Lourenço do Oeste/SC)
19h30, no Teatro Municipal Maria Luiza de Matos
(Esta palestra contará com intérprete de Libras)
Talila é palestrante, pedagoga, intérprete de Libras , especialista em educação especial, agente cultural da cultura surda, Diretora de projetos audiovisuais relacionados à cultura surda. Assessora na elaboração de projetos culturais. Ativista na garantia dos direitos das pessoas com deficiência.
A palestrante abordará os temas: O que é acessibilidade em projetos culturais; Qual a importância da acessibilidade para projetos culturais; O que a legislação traz sobre acessibilidade; Tipos de acessibilidade; Como implantar medidas de acessibilidade em projetos culturais.
____
08/06 (sábado)
Oficina (Turma I): “Elaboração de projeto na prática”
com a Sabiá Gestão Criativa
14h às 18h, no Auditório do Centro Cultural Concórdia
Depois de entender as potencialidades do setor, deixar a documentação em dia, ampliar a visão para as acessibilidades em projetos culturais, chegou a hora de passar para o papel aquela ideia que está maturando em sua cabeça há algum tempo. Aqui apresentaremos os principais itens que compõem um escopo de projeto e conversaremos sobre a investigação das ideias para ter clareza dos desejos do proponente.
15/06 (sábado)
Oficina (Turma II): “Elaboração de projeto na prática”
com Sabiá Gestão Criativa
14h às 18h, no Auditório do Centro Cultural Concórdia
Depois de entender as potencialidades do setor, deixar a documentação em dia, ampliar a visão para as acessibilidades em projetos culturais, chegou a hora de passar para o papel aquela ideia que está maturando em sua cabeça há algum tempo. Aqui apresentaremos os principais itens que compõem um escopo de projeto e conversaremos sobre a investigação das ideias para ter clareza dos desejos do proponente.
____
29/06 (sábado)
Oficina: “Prestação de contas: relatórios do objeto e financeiro”
com a Sabiá Gestão Criativa
14h às 18h, na Câmara Municipal de Vereadores de Concórdia
Depois que se executa um projeto é preciso prestar contas. Quando envolve recursos públicos no financiamento, os relatórios podem ser financeiro e/ou do objeto e requerem muita atenção para que ao final de todo o trabalho desenvolvido e recurso empregado não se corra o risco de não ter a aprovação final do relatório.
Vamos falar de prestação de contas antes dos meios de financiamento? Sim, pois na elaboração do projeto já é preciso ficar de olho em como provar o que se é proposto.
____
09/07 (terça-feira)
Palestra: “Parcerias voluntárias entre a Administração Pública e as Organizações da Sociedade Civil a partir da Lei nº 13.019”
com Lucas Roman (Diretor de Controle da Prefeitura Municipal de Concórdia/SC)
18h às 22h, na Câmara Municipal de Vereadores de Concórdia
Neste dia receberemos o Lucas Roman – Diretor de Controle Interno da Prefeitura de Concórdia para falar sobre a Lei 13.019 – Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil. Este não é um mecanismo de financiamento, mas é o que regulamenta o repasse de recurso para OSCs, como acontecem com editais como o FIA – Fundo da Infância e da Adolescência, FMI – Fundo Municipal do Idoso, entre outros.
____
10/07 (quarta-feira)
Palestra: “Marcos Regulatórios da Cultura e a Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei nº 8.313)”
com Alexandre Gouveia Martins – Coordenador do Escritório Estadual de Santa Catarina – Ministério da Cultura
18h, na Câmara Municipal de Vereadores de Concórdia
Neste momento aproveitaremos a presença do representante do MinC para tratar de dois assuntos, primeiro sobre o funcionamento da Lei de Incentivo à Cultura, mais conhecida como Lei Rouanet; e dedicaremos um tempo para conhecer o Marco Regulatório do Sistema Nacional de Cultura, que gera segurança no cumprimento das demandas do setor cultural, mesmo com as mudanças de governo próprias do sistema eleitoral.
____
Agora chegou a hora de fazer a sua inscrição e colocar na agenda para não esquecer dos nossos encontros: https://bit.ly/projetarconcordia
Toda a programação é gratuita, com vagas limitadas 😉
____
ESTE PROJETO FOI CONTEMPLADO NO EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 002/2023 – SELEÇÃO DE PRODUÇÕES CULTURAIS DO AUDIOVISUAL NOS TERMOS DO ARTIGO 6º DA LEI N° 195/2022 – LEI PAULO GUSTAVO, É REALIZADO PELA SABIÁ GESTÃO CRIATIVA COM O PATROCÍNIO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CONCÓRDIA, AMAUC, CONSÓRCIO LAMBARI, MINISTÉRIO DA CULTURA E GOVERNO FEDERAL.