sobre o projeto

Pindorama propõe uma forma diferente de interação com as lendas do folclore brasileiro, a partir da ludicidade de um jogo de cartas acessível e autoral, valorizando a diversidade cultural, a memória oral e a história dos povos originários do Brasil, muito antes de Cabral.

Com pesquisa de Artêmio Filho, Lariessa Soligo da Campo e René Gaertner sobre o imaginário popular, 32 personagens dos mitos e lendas brasileiros foram selecionados para compor o jogo, de todas as regiões do Brasil, utilizando suas características como critério de desempate na disputa entre os jogadores. As ilustrações são da artista René Gaertner, projeto gráfico de Veridiana Gaertner e impressão mista em serigrafia quadricromia e digital pigmentada pela Editora Caseira, resgatando também processos manuais de impressão e feitio.

Aqui você encontrará na íntegra as histórias de cada personagem que estão no jogo, bem como as referências que utilizamos na pesquisa.

Este projeto foi contemplado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2020, executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.

Conheça os personagens!

Realização: 

Projeto selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Estimulo à Cultura – Edição 2020, executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.