Pindorama

Mãe d’Água

Uma índia que de tão bonita parecia um sonho, mora no fundo do rio e atraía os homens pra lá. Um dia um homem muito pobre se apaixonou por ela e a arrastou para sua casa. Os dois se casaram com uma condição: que ele nunca fizesse pouco das pessoas que viviam na água. Mas esse amor não durou muito tempo, porque a promessa não fora cumprida.

Também conhecida como Iara ou Uiara (do tupi y-îara, “senhora das águas”), essa personagem por ser uma sereia, enfeitiça os homens facilmente por ter a metade de seu corpo com formato de mulher, levando-os para o fundo das águas para o encontro com a morte.

Uma das versões da lenda conta que Mãe d’água antes de virar uma sereia, era uma índia trabalhadora e corajosa, que desperta a fúria e a inveja de seus irmãos por ser melhor e mais observada por seu pai, o Pajé. Em uma noite, seus irmãos decidiram matá-la, mas com suas habilidades, Iara mata os irmãos e foge pela mata, com medo de ser castigada por seu pai. Quando capturada, como castigo foi jogada no encontro do rio Negro com Solimões. Os peixes trouxeram o corpo de Iara à superfície que sob o reflexo da lua cheia transformou-se em uma linda sereia.

(fonte: InfoEscola)

_
#pindoramaojogo #pindorama #terradaspalmeiras #lendasbrasileiras #mitos #causos #folclore

#folclorebrasileiro #mãedágua #arte #cultura #ilustração #elisabeteanderle #santacatarina #brasil #brazil

Sabiá Gestão Criativa

Author Sabiá Gestão Criativa

More posts by Sabiá Gestão Criativa

Leave a Reply